A Reforma na Saúde de Obama

Obama-health
O New York Times publicou artigo do Presidente Barack Obama sobre sua proposta sua proposta de reforma profunda no sistema de saúde.

Artigo em português, disponível em:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/08/16/ult574u9600.jhtm

Mas o que estou achando mais interessante é a forma como esse debate está sendo feito.

Nesse mês de agosto, tem ocorrido audiências públicas em Estados e Distritos para discutir o assunto, como as que temos aqui no Brasil.

A diferença é que são os políticos (deputados e senadores, democratas ou republicanos) que organizam a maior parte delas, com ampla cobertura da imprensa que repercute as discussões. A CNN, por exemplo, tem feito debates entre prós e contras praticamente todas as noites.

Mas o que foi mais surpreendente pra mim é que em uma dessas audiências, quem estava debatendo sua proposta com a população, diretamente, cara a cara, era o próprio Barack Obama!

Com direito a aplausos de favoráveis e críticas de contrários, o Presidente dos EUA, como em uma arena (ou ágora), debatia sua proposta de reforma de saúde com a população. É claro que isso serve para as TV’s repercutirem, atingindo milhões de interessados, mas o simbolismo do debate diretamente com o cidadão-eleitor, é algo extremamente positivo.

O site do próprio Obama <www.obama.com> que agora reúne os apoiadores na campanha do Presidente em um movimento político democrata chamado “Organizing for America”, também mobiliza as pessoas e divulga a proposta de reforma de saúde. Ah, e o site continua recebendo contribuições financeiras para esse movimento.

Deixe um comentário